Quando se fala em dieta, emagrecimento, saúde e estética. Vejo logo a preocupação com o número de calorias dos alimentos.
Atenção! Isso é muito importante, não se preocupe com as calorias, você precisa pensar na qualidade nutricional do que irá consumir no seu dia a dia. Você precisa de um equilíbrio adequado de macronutrientes e micronutrientes.
Hoje vou falar especificamente dos macronutrientes: Carboidratos, proteínas e lipídios.
|
Imagem retirada da Internet |
Cada indivíduo de acordo com idade, objetivo, compleição corporal e tipo de atividade que exerce, possui uma necessidade de macronutrientes, e apenas um profissional de nutrição poderá fazer essa adequação corretamente.
Carboidratos:
Responsável pela maior parte de obtenção de energia do organismo, além de exercer inúmeras funções metabólicas. Fornecem energia para o cérebro, medula, nervos periféricos e células sanguíneas.
E geralmente são muito excluídas ou restritas nas dietas da moda, a ingesta insuficiente deste macronutriente poderá acarretar danos ao sistema nervoso central.
As principais fontes são, pães, grãos, vegetais e açúcares.
Proteínas:
Responsável basicamente pela formação tecidos, são sintetizadas a partir de 20 aminoácidos diferentes, formam hormônios, anticorpos, enzimas e os componentes estruturais das células.
São classificadas em:
Proteínas de alto valor biológico, que possuem aminoácidos essenciais em proporções adequadas. É considerada uma proteína completa, encontrada na carne, peixe, aves e ovo.
Proteínas de Baixo valor Biológico, ou seja, não possuem em sua composição, quantidade significativa de aminoácidos essenciais. Proteínas de cereais e leguminosas.
Proteínas de referencia, possuem todos os aminoácidos essências em quantidade significativa, ex: ovo e leite humano.
Lipídios (àcidos graxos)
Importantíssimos para as funções vitais do corpo, como produção de hormônios.
As gorduras são comumente rejeitadas por estarem associadas a alimentos mais calóricos, mas como nosso objetivo é saúde, elas devem sim estar presente na alimentação diária.
As gorduras Trans são prejudiciais a saúde, encontradas em alimentos industrializados, e as vezes vem camuflada em gordura hidrogenada, presente em margarinas inclusive aquela que se diz amiga do coração.
Omega 3 e Omega 6, são graxos essenciais, portanto não são produzidas pelo corpo e devem ser ingeridas através da alimentação. São encontrados em peixes de águas geladas e profundas, e oleoginosas (castanhas).
Para que tenhamos realmente uma alimentação balanceada, precisamos diariamente dentro de nossas necessidades nutricionais individuais, 40% de carboidratos, 40% de proteinas e 20% de lipídios.
Para saber exatamente como chegar nesses valores e quais alimentos ingerir, o ideal é consultar um nutricionista.
O mais importante, não se esqueça nunca, ter todos os macronutrientes em sua alimentação garantira que todas as necessidades do seu corpo serão atendidas.
Espero que tenham gostado, qualquer dúvida deixem ai nos comentários, vou ter o maior prazer em responder!
beijos no coração!