sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Alimentos e suas cores, o que a cor dos alimentos nos trazem ?

cor dos alimentos revela parte de sua composição nutricional e pode ser uma boa referência para montar refeições balanceadas. Quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que estaremos ingerindo, já que cada cor significa benefícios  e nutrientes específicos em cada alimento. A regra vale especialmente para frutas, verduras, legumes e grãos.

Alimentos de cor verde

Vegetais folhosos em geral como,  espinafre, agrião, pimentão, couve manteiga, manjericão e muito outros, contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração, o cabelo e a pele. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que podem retardar o processo de envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres, e reduzir o risco de degeneração macular, doença líder na causa de cegueira.

Alimentos vermelhos 

A cor vermelha das frutas é sinônimo de que poderosos antioxidantes se encontram no alimento. Entre eles estão a antocianina e o ácido elágico, responsáveis por grande parte dos benefícios do morango, amora, framboesa, cereja e romã.

A antoacina é um flavonoide com ação imunoestimulante, excelente para o sistema circulatório, pois evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos sanguíneos. Já o ácido elágico previne alterações celulares causadas pelos radicais livres, que podem levar ao câncer e a outras doenças degenerativas.

Já a melancia e a goiaba, além do morango, são importantes fontes de licopeno. Essa substância, que confere a cor vermelha às frutas, evita o surgimento de doenças cardiovasculares, devido ao seu poder de redução do colesterol ruim (LDL). Também tem importante papel na prevenção de câncer, especialmente o de próstata.

Porém, nem só de antioxidantes vivem as frutas de cor avermelhada, vamos descobrir os benefícios de cada um em nosso organismo.


Uma super dica de fruta ALIADA DO PESO

Além de trazer muitos benefícios à saúde, a goiaba pode ser uma ótima aliada na perda de peso. Isso porque possui apenas 54 calorias a cada 100g e é repleta de fibras da polpa até a casca. Como esses nutrientes demoram mais para serem digeridos, acabam prolongando a sensação de saciedade e mantêm a fome longe por mais tempo. As fibras ainda melhoram o funcionamento do intestino e contribuem para a regulação dos níveis de colesterol e glicose do sangue.

A concentração de vitamina C na goiaba é uma das maiores entre os alimentos, porém, sua versão branca contém maior quantidade que a vermelha. Esse nutriente não só fortalece a imunidade e auxilia na cicatrização, como também é antioxidante, atuando contra a ação dos radicais livres no organismo.

A fruta também possui razoáveis concentrações de vitaminas do complexo A,  B2 (riboflavina) e a B3 (niacina). A riboflavina melhora a absorção de carboidratos, proteínas e lipídeos, sendo peça importante na produção de energia. Já a niacina participa da formação de neurotransmissores, incluindo a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

Se vcs gostarem deste post faço um das propriedade mais interessantes de cada fruta!


Alimentos brancos, amarelos e laranja:
cor dos alimentos revela parte de sua composição nutricional e pode ser uma boa referência para montar refeições balanceadas. Quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que estaremos ingerindo, já que cada cor significa benefícios  e nutrientes específicos em cada alimento. A regra vale especialmente para frutas, verduras, legumes e grãos.
Laranja:
O betacaroteno é o principal elo entre alimentos amarelos. Ele está ligado à manutenção dos tecidos e à visão noturna. Também chamado de pró-vitamina A, o betacaroteno favorece o metabolismo de gorduras e por isso, representa uma opção interessante de sobremesa saudável. Há também as vitaminas C e B-3 nos alimentos amarelos, substâncias benéficas ao sistema imunológico e ao sistema nervoso. Mamão, cenoura, laranja, manga, pêssego, abóbora e damasco são exemplos deste grupo alimentar.
Brancos e amarelos :
Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana, batata doce, são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Essa cor tem efeito anti-inflamatório e antialérgico, bloqueando a histamina, uma substância que causa coceiras, espirros e alergias. Devido às propriedades antibióticas, são conhecidos como os alimentos para a cura, e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o LDL colesterol.

Alimentos roxos e azulados:
São os mais ricos em antixoxidantes naturais, combatem radicais livres e impedem o envelhecimento celular.
Assim, ter regularmente esses alimentos nas refeições poderá garantir que o corpo esteja fortalecido e revitalizado. Se ainda não os consumir diariamente, passe a incluí-los na sua alimentação.
 Quem come frutas e vegetais, alimentos, azuis e roxos vê a sua imunidade aumentada relativamente a uma série de ricos  para   a saúde.
Este tipo de alimentos vem inibir o envelhecimento prematuro, reforçando a memória e a saúde cardiovascular, quanto mais escura for a sua tonalidade, maior será a concentração de fitoquímicos.
Uma infinidade de benefícios também neurológicos, a presença de alimentos roxos na alimentação diária, diminui efetivamente a perda de memória e doenças degenerativas.

Inclua alimentos roxos em sua dieta. No blog vai ter uma lista completa com alimentos roxos, e durante um período vou postar receitas.


Resumindo tudo:

Imagens retiradas da internet.
Obrigada pela leitura!
Grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário